A alimentação de crianças atletas

A alimentação das crianças é, para qualquer família, um ponto muito delicado porque na infância há necessidade de nutrientes os quais são encontrados em alimentos que não têm a preferência dos pequenos. Por vezes os responsáveis se veem num impasse entre a importância de oferecer alimentos nutritivos e a recusa dos filhos em aceitar opções variadas e com valor nutricional.

Quando se fala em atletas, a questão torna-se ainda mais importante, porque, de fato, aqueles que praticam atividade física têm um gasto calórico muito maior e , por isso, não podem descuidar da alimentação por 2 fatores principais:
⁃ são crianças em formação como qualquer outra e seu organismo precisa de nutrientes;
⁃ são atletas que, para atingirem seus objetivos, precisam estar nutridos, saudáveis e dispostos.
Buscamos ouvir uma nutricionista para uma orientação bem prática na rotina dessas crianças-atletas. A seguir, seguem informações valiosas que tornarão a rotina dos responsáveis mais prática e a alimentação dos atletas mais rica.

“Crianças e adolescentes que praticam atividade física de alta intensidade precisam estar ainda mais atentos à sua alimentação. Além da necessidade de atender às demandas pelo crescimento e maturação, eles precisam nutrir-se adequadamente devido ao desgaste que o exercício promove e a necessidade de recuperação.Uma alimentação saudável, que contribua com todos os nutrientes, vai garantir uma melhora do condicionamento, pois aumentará a sua força física.
Esses atletas devem fazer cinco refeições ao dia. A primeira delas deve fornecer alimentos fontes de carboidratos, proteínas e fibras. Leite e iogurtes (fontes de cálcio, imprescindível à formação óssea e contração muscular), pães, cereais, queijos magros e frutas compõem perfeitamente o desjejum.
A refeição que antecede o treino, com intervalo ideal de 1 hora, tem uma grande importância, pois temos que garantir uma boa fonte de energia. Frutas, barras de cereais, pães integrais com queijos magros, como ricota e cottage, e batatas podem ser esse combustível.
Durante o treino, atenção à hidratação! A recomendação é de 500 ml a 1 litro de água para cada hora de exercício. Quantidades menores podem gerar consequências desagradáveis como dor de cabeça e tontura, reduzindo o rendimento.
Após a atividade é fundamental oferecer alimentos proteicos para a recuperação muscular. Ovos (proteína de altíssimo valor biológico), iogurte e leite podem garantir o necessário. Deve-se incluir também fontes de carboidratos, a fim de repor seus estoques (frutas, sucos, biscoitos integrais, barras de cereais).
As refeições principais almoço e jantar devem ser bastante variadas, mas sempre contendo proteínas ( frango, peixe, carne vermelha e ovos ), grãos integrais ( arroz e macarrão integrais, feijões, grão de bico e lentilha ) e hortaliças 9 saladas e legumes, excelentes fontes de minerais.”

Muitas vezes surgem dúvidas a respeito do consumo de isotônicos e energéticos para crianças. Fique de olho no que diz a nutricionista, Paloma Augusto do Espaço Nutriente.

Sobre os isotônicos:
Se após a atividade física existir uma perda de 2% do peso corporal, isotônicos serão necessários, a fim de repor a perda de sais minerais importantes, já que a água não será suficiente. Existem algumas marcas no mercado, mas a água de coco também seria uma opção.

Sobre os energéticos:
Não é recomendado o uso de energéticos em atletas mirins, já que não existem estudos científicos comprovando benefícios, nem descartando malefícios.

Paloma Stappazzoli
Espaço Nutriente
Av. Nossa Senhora de Copacabana, 788/401
@espaconutriente

             

Autora: Cláudia Botelho. Professora e Pedagoga, idealizadora do Projeto Bate Bola Kids. Sócia fundadora do Instituto Pensando Esporte

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: